A partir das perguntas que normalmente recebo sobre alguns procedimentos, resolvi criar este post para esclarecer as dúvidas mais frequentes.
O que é Harmonização Facial?
Harmonização facial nada mais é, que o nome dado ao conjunto de procedimentos realizados na face, para deixar o rosto do paciente mais harmônico ou simétrico.
O que é Harmonização OROfacial?
É o mesmo conjunto de tratamentos que envolve a harmonização facial, porém o ‘’ORO’’ veio para completar a extensão da harmonização até o sorriso do paciente.
A harmonização orofacial é regulamentada para cirurgiões-dentistas?
Desde o decreto feito em janeiro de 2019 a harmonização orofacial (HOF) foi regulamentada pela lei 198/2019 como especialidade na área odontológica, estipulando alguns requisitos necessários para exercer esta especialidade.
Estou grávida, posso fazer tratamentos estéticos faciais?
Apesar de não existir artigos que comprovem danos causados por procedimentos estéticos em grávidas, não indicamos estar realizando os mesmos até os 6 meses de vida do bebê. O ideal é sempre consultar seu obstetra antes de qualquer procedimento.
Quanto tempo dura o ‘’BOTOX”?
A toxina botulínica tem durabilidade de 3 a 6 meses, pode reduzir o tempo de duração em pacientes com doenças autoimunes, metabólicas e pacientes com bariátrica.
Com qual idade eu posso começar a fazer a toxina botulínca ‘’BOTOX”?
Pode ser feito à partir dos 18 anos, desde que o paciente tenha a necessidade seja ela funcional, para controle de bruxismo e enxaqueca ou para estética em casos graves de profundidade de rugas ou relaxamento muscular. Cada caso dever ser avaliado com cautela.
A toxina botulínica tem maior eficácia para quais tipos de rugas?
A toxina é mais eficiente em rugas ou marcas de expressão mais rasas, nestas a aplicação faz com que elas desapareçam, enquanto as mais profundas ou linhas estáticas como chamamos, a aplicação somente ameniza a marca, precisando de outros tratamentos complementares.
Com o tempo, o organismo pode criar resistência a toxina botulínica?
Em alguns casos, o tempo de ação pode ser reduzido. Isso é comum em pacientes que fazem uso sem moderação e com curto espaço de tempo. Em geral quando fazemos a mudança de marca da toxina conseguimos readaptar a durabilidade e eficácia.
Quais os cuidados após aplicação da Toxina Botulínica “Botox”?
Não massagear a região, evitar fazer exercícios físicos por pelo menos 48 horas, não realizar procedimentos como peelings, ou produtos que contenham ácido por 5 dias e evitar o uso de maquiagem e protetor solar por 24h.
Em quais regiões da face podemos fazer aplicação da toxina Botulínica ‘’Botox’’?
- Na testa – rugas na testa, linhas de expressão e leve arqueamento nas sobrancelhas caso o paciente deseje;
- Nos olhos – rugas ao redor dos olhos, o famoso ‘’pés de galinha’’;
- Ao redor do lábio – rugas ao redor dos lábios, chamadas de ‘’çódigos de barras’’ podem ser feitos com muita cautela para não comprometer o sorriso;
- Na glabela – alivia a expressão de ‘’bravo’’ entre as sobrancelhas;
- No queixo/ mento – elimina as ‘’celulites’’ que se formam quando se contraem o queixo.
Qual a diferença de “BOTOX” e PREENCHIMENTO?
O ‘’BOTOX” é apenas o nome dado a uma marca de toxina botulínica que é uma neurotoxina capaz de relaxar o músculo onde a mesma foi aplicada. Já o preenchimento que é realizado com um produto preenchedor mais denso que preenche sulcos profundos, melhora contorno facial e aumenta o volume em lábios finos.
Quais regiões da face podemos fazer preenchimento?
- No malar – para dar volume e realçar o efeito ‘’blush’’ na ‘’maçã do rosto’’;
- Na mandíbula – delimitando o contorno do rosto e deixando um ângulo mais arcado;
- Nos sulcos – são pequenas marcas de expressão pelo rosto que podem ser suavizadas.
- Preenchimento nos lábios – corrigem assimetrias, aumentam o volume e definem o contorno;
- No queixo/ mento – ajuda a definir o contorno, melhora perfil mole, alonga e afina a face;
- No nariz (rinomodelação) – pode corrigir pequenas imperfeições além de levantar a ponta, dar uma “empinadinha”;
- Nas olheiras – minimiza profundida das olheiras;
- No bigode chinês (sulco nasogeniano) – suaviza o sulco, diminuindo a profundidade.
Quais os cuidados após o preenchimento?
Não massagear a região, fazer compressa de gelo, não realizar procedimentos como peelings, ou produtos que contenham ácido por 5 dias, evitar o uso de maquiagem e protetor solar por 24h, após as 24h usar filtro solar todos os dias, se possível dormir de barriga para cima por no mínimo 48h e no dia da aplicação evitar exercícios físicos.
Quanto tempo dura o Ácido Hialurônico?
O ácido hialurônico tem durabilidade de 12 à 18 meses, podendo ter alteração em pacientes com doenças autoimunes, metabólicas e pacientes com bariátrica.
O preenchimento com ácido hialurônico tem contra indicação?
É contra indicado em casos de pacientes com hipersensibilidades aos compostos do produto, grávidas, lactantes, pacientes com lesões de pele e pacientes que usam anticoagulantes ou que tenham problemas de coagulação.
O preenchimento com ácido hialurônico é reversível?
Sim, o ácido hialurônico pode ser degradado através de uma enzima chamada hialuranidase, que dissolve o preenchimento na região que foi aplicado, porem o mesmo deve ser usado com cautela.
Dói para fazer preenchimento labial?
Quando realizado por um cirurgião-dentista o procedimento é indolor, pois é feito uma anestesia local intrabucal prévia ao preenchimento.
Qual procedimento posso fazer para tratar olheira?
Para tratamento de olheiras existem dois métodos que usamos em nosso consultório. Olheiras profundas podem ser preenchidas com ácido hialurônico, o resultado é muito eficaz para diminuir a expressão de cansaço. Para a flacidez abaixo dos olhos e coloração escurecida, conseguimos amenizar com fios de PDO lisos, que ficam na região por um tempo determinado só para estimular colágeno e o plasma sanguíneo que é um composto autoregenerador feito a base do próprio sangue do paciente.
O que são ‘’fios de sustentação” na harmonização orofacial?
Os mais usados são os fios de PDO, que são feitos de polidioxanona, são sintéticos porém biocompatíveis com nosso organismo, por isso tem chances mínimas de causar qualquer tipo de alergia. São utilizados para lifting facial, fazendo o reposicionamento da pele em regiões com perda estrutural. São biodegradáveis com durabilidades de 12 meses e proporcionam estímulo na formação do colágeno.
Bichectomia faz ‘’cair o rosto?’’
A bichectomia é um ótimo e super indicado tratamento para pacientes que mordem a bochecha quando estão conversando ou mastigando, além de ter fins estéticos. Foi comprovado que ela não causa queda facial e sim um leve emagrecimento da face. A sustentação facial vem através dos ossos que ao passar dos anos reduzem de volume, dos músculos onde perdemos tônus muscular com o envelhecimento, dos coxins de gordura que se localizam abaixo da pele e da perda de produção de colágeno que torna a pele mais flácida. Eu costumo brincar com meus pacientes dizendo: “que se a bichectomia fizesse despencar a face, nossos avós estariam todos intactos, já que este procedimento não era realizado no passado.’’
Quais cuidados devo ter após fazer a bichectomia?
Fazer compressa de gelo, usar a medicação prescrita pelo seu cirurgião dentista, evitar o sol, não praticar exercícios físicos por pelo menos 5 dias, usar a faixa de compressão caso seja indicada, evitar alimentos sólidos por no mínimo 3 dias, não fazer bochechos por 7 dias e cuidar para não morder a bochecha durante o período que estiver anestesiada.
Após quanto tempo consigo ver o resultado da bichectomia?
Devido ao inchaço inicial, os primeiros resultados são possíveis visualizar após 15 dias, lembrando que o resultado final pode variar de 3 a 6 meses.
Qual procedimento é indicado para quem morde a bochecha por dentro?
Caso o mordiscamento interno das bochechas não seja por má oclusão (mordida errada) o procedimento indicado é a bichectomia, além de ser um procedimento funcional também age na estética facial.
Quais procedimentos posso realizar para afinar meu rosto?
Os tratamentos mais utilizados para afinar o rosto são a bichectomia, a redução de papada e a mescla de emagrecimento facial.
Bichectomia:cirurgia que remove parcialmente a ‘’bola de bichat’’ que nada mais é que uma bola de gordura que quando removida reduz a porção abaixo das ‘’maçãs do rosto’’.
Redução da papada:pode ser feito por uma lipo mecânica, através de uma cirurgia com uma cânula que suga a gordura da região ou por uma mescla que queima a gordura da região, necessitando mais que uma sessão para ter efeito.
Emagrecimento facial: Mescla aplicada em algumas regiões específicas da face para reduzir a gordura abaixo da derme.
Lente de contato dental, tem que desgastar muito os dentes?
Hoje já existem técnicas menos invasivas para fazer o preparo prévio do dente que irá receber a lente de contato. Os preparos podem variar de 1,5mm a 3mm de desgaste do esmalte, evitando que atinja a dentina, região que pode causar alguma sensibilidade ao paciente caso seja exposta.
Lente de contato dental, é necessário fazer em todos os dentes?
A lente de contato dental geralmente é usada para fins estéticos, por isso se faz necessário a colocação das lentes nos dentes que aparecem mais no sorriso. Cada paciente deve ser avaliado individualmente, para identificar qual sua necessidade. Podemos usar de uma à vinte e quatro lentes de contato dental para alterar a harmonização do sorriso.
Qual a durabilidade das lentes de contato dental?
Em geral as lentes tem uma durabilidade de até 10 anos, podendo variar devido aos cuidados do paciente. A manutenção deve ser feita no mínimo a cada 06 meses como os dentes naturais, e no máximo a cada um ano, para que prolongue a vida útil das lentes.
Como posso clarear meus dentes?
O clareamento pode ser feito de várias formas.
Clareamento em consultório:o famoso clareamento a laser, que na verdade é um clareamento através de luz de led sendo ela azul ou violeta.
Clareamento feito em casa:seu dentista irá fazer um molde individualizado e te passar as instruções junto com o gel clareador, e o paciente utilizará as placas em casa.
Clareamento por placa universal: placas pré-moldadas que já vem com o gel clareador. Método menos utilizado pelos dentistas já que este acaba encostando na gengiva e deixando sensível a região, causando desconforto aos pacientes.
Os métodos podem ser associados entre eles, e devem sempre ser supervisionados por um cirurgião dentista, que lhe indicará a melhor forma para fazer seu clareamento. CUIDADO COM AS FITINHAS E CREME DENTAIS MILAGROSOS!
O clareamento dental dói?
O clareamento não dói, antigamente podiam deixar os dentes sensíveis por alguns dias, quando eram feitos com a luz azul, mais o equipamento de luz violeta veio para suprir a necessidade destes pacientes que sentiam os dentes sensíveis após o clareamento.
Qual a diferença do clareamento com luz de led azul e o de luz violeta?
O clareamento com a luz de led violeta é mais eficaz, pois pode ser usado com ou sem o gel clareador já que a luz violeta sozinha é capaz de fragmentar os pigmentos que dão cor aos dentes, além de reduzir a zero a sensibilidade dos dentes que a luz azul não era capaz de inibir. Eles também se diferem pelo comprimento de onda e coloração da luz.